Sobre a Revista
A Revista Internacional de Ensino e Educação (RIEE) (ISSN 3086-0504) é um periódico científico de caráter semestral, que tem como propósito central disseminar e promover a produção de conhecimento qualificado e inovador na área de Ensino e Educação, abrangendo diferentes perspectivas teóricas, metodológicas e práticas. Com um perfil editorial voltado para a pluralidade epistemológica e para o diálogo intercultural, a revista se constitui como um espaço de circulação e debate científico que acolhe contribuições oriundas de contextos locais, nacionais e internacionais, buscando fomentar a reflexão crítica e o aprimoramento das práticas educacionais em múltiplos cenários e níveis de ensino.
A missão da revista é contribuir para o avanço das ciências da educação e para a consolidação de práticas pedagógicas e políticas educacionais fundamentadas em evidências, considerando tanto as realidades e demandas contemporâneas quanto os desafios históricos da área. Dessa forma, estimula-se a submissão de trabalhos originais que apresentem análises consistentes, abordagens inovadoras e relevância social, priorizando pesquisas que ampliem a compreensão sobre processos de ensino e aprendizagem, formação de professores, gestão educacional, políticas públicas, inclusão, diversidade e uso significativo das tecnologias na educação.
A Revista Internacional de Ensino e Educação (RIEE) aceita manuscritos inéditos sob a forma de artigos científicos, ensaios teóricos, revisões sistemáticas ou integrativas de literatura, relatos de experiências e estudos de caso. As submissões podem estar redigidas em português, espanhol ou inglês, de forma a favorecer a internacionalização da produção científica e a ampliação do diálogo entre diferentes comunidades acadêmicas. Todas as contribuições passam por avaliação criteriosa no sistema de revisão por pares duplo-cega (double blind review), assegurando qualidade, imparcialidade e rigor científico no processo editorial.
É adotado como diretriz editorial o incentivo à interdisciplinaridade, reconhecendo que os fenômenos educacionais demandam olhares múltiplos e interconectados. Por isso, acolhe pesquisas que dialoguem com áreas como Psicologia, Sociologia, Filosofia, Tecnologias Digitais, Educação Especial, Didática, Currículo e Avaliação, entre outras. Além disso, valoriza estudos que contemplem contextos e realidades diversas, incluindo educação básica, educação superior, educação profissional e tecnológica, educação não formal e educação ao longo da vida.
Comprometida com as boas práticas editoriais e científicas, a Revista Internacional de Ensino e Educação segue as orientações de organismos nacionais e internacionais de ética em pesquisa e publicação, adotando políticas claras contra o plágio, o autoplágio e outras más condutas científicas. O periódico também se alinha aos princípios da Ciência Aberta, incentivando a transparência dos dados, a disponibilização de materiais complementares e o acesso livre e gratuito ao conteúdo publicado.
O corpo editorial da A Revista Internacional de Ensino e Educação (RIEE) é composto por pesquisadores e pesquisadoras de reconhecida experiência acadêmica, vinculados a instituições de ensino e pesquisa de diferentes países, garantindo a diversidade e a qualidade do trabalho editorial. Este caráter internacional fortalece a missão da revista de promover um intercâmbio acadêmico global, no qual diferentes realidades socioculturais e educacionais possam dialogar e inspirar-se mutuamente.
Por fim, a Revista Internacional de Ensino e Educação (RIEE), assim, posiciona-se como um espaço qualificado e plural para o debate científico, buscando contribuir de forma efetiva para o fortalecimento da pesquisa, para o desenvolvimento profissional de educadores e para a melhoria das práticas e políticas educacionais. Ao unir rigor acadêmico, abertura ao diálogo internacional e compromisso com a relevância social da produção científica, o periódico reafirma seu papel como veículo de referência na divulgação de estudos sobre ensino e educação em escala global.