Educação integral e o programa PROEI na Bahia: experiências e desafios no tempo integral do Colégio Estadual Vitor Soares
Palavras-chave:
Educação em tempo integral, Anísio Teixeira, Escolas de Tempo IntegralResumo
Neste artigo, é desenvolvida uma revisão do projeto que constitui o Programa de Educação Integral - ProEI.
É descrito o histórico da educação em tempo integral no Brasil, examinando-se em particular a pretensão
principal do programa, no que diz respeito ao aumento das oportunidades de aprendizagem dos alunos,
face ao exposto, levantam-se alguns aspectos da implementação do referido programa no Estado da Bahia.
Conclui estabelecendo o desafio de melhorar a qualidade do que se faz dentro das escolas de Tempo
Integral, que têm superado os resultados que delas se esperavam, e considero que são instituições de
ensino realmente necessárias para a realidade em que vive grande parte dos alunos que frequentam.
Quanto à natureza, será uma pesquisa básica com o objetivo de gerar novos conhecimentos, quanto aos
objetivos, a pesquisa foi exploratória, pois proporcionou uma maior familiaridade com fomento de escolas
de tempo integral.
Downloads
Referências
BAHIA (Estado). Secretaria da Educação. Programa de Educação Integral – Proei: da ampliação dos espaços, tempos e oportunidades educativas na formação escolar à formação humana integral. Salvador, jan. 2014. Disponível em: http://escolas.educacao.ba.gov.br/proei. Acesso em: 20 de mar. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação integral: texto referência para o debate nacional. Brasília, DF: MEC/SECAD, 2009. 52 p. (Série Mais Educação). ISBN 978-85-60731-74-9. Disponível: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf . Acesso em: 20 de mar. 2025.
CASTRO, Adriana de; LOPES, Roseli Esquerdo. A escola de tempo integral: desafios e possibilidades. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 71, p. 259-282, abr./jun. 2011. Disponível: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399538137003. Acesso em: 20 de mar. 2025.
CAVALIERE, Ana Maria. Anísio Teixeira e a educação integral. Paideia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 20, n. 46, p. 201-210, maio/ago. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000200012. Acesso em: 20 de mar. 2025.
GUIMARÃES, Keila Roberta Cavalheiro; SOUZA, Maria de Fátima Matos de. Educação integral em tempo integral no Brasil: algumas lições do passado refletidas no presente. Revista Exitus, Santarém, v. 8, n. 3, p. 143-169, set./dez. 2018. ISSN 2237-9460. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/exitus/v8n3/2237-9460-exitus-8-3-143.pdf Acesso em: 20 de mar. 2025.
LATERMAN, Ilana (org.). Cultura e educação na escola de tempo integral: formação de educadores. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010. 94 p. ISBN 978-85-87103-57-4. Disponível: https://yoga.paginas.ufsc.br/files/2013/09/Cultura-e-Educacao-na-Escola-de-Tempo-Integral-Formacao-de-Educadores.pdf .Acesso em: 20 de mar. 2025.
SOUZA, Edilson de. Os sinais da educação integral (1960). Revista Educação, Santa Maria, v. 41, n. 1, p. 27-40, jan./abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644417934. Acesso em: 20 de mar. 2025.
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia. Original publicado em 1936.Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Internacional de Ensino e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.