Educação integral e o programa PROEI na Bahia: experiências e desafios no tempo integral do Colégio Estadual Vitor Soares

Autores

  • Marcos Pessoa Pinto Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Educação em tempo integral, Anísio Teixeira, Escolas de Tempo Integral

Resumo

Neste artigo, é desenvolvida uma revisão do projeto que constitui o Programa de Educação Integral - ProEI.
É descrito o histórico da educação em tempo integral no Brasil, examinando-se em particular a pretensão
principal do programa, no que diz respeito ao aumento das oportunidades de aprendizagem dos alunos,
face ao exposto, levantam-se alguns aspectos da implementação do referido programa no Estado da Bahia.
Conclui estabelecendo o desafio de melhorar a qualidade do que se faz dentro das escolas de Tempo
Integral, que têm superado os resultados que delas se esperavam, e considero que são instituições de
ensino realmente necessárias para a realidade em que vive grande parte dos alunos que frequentam.
Quanto à natureza, será uma pesquisa básica com o objetivo de gerar novos conhecimentos, quanto aos
objetivos, a pesquisa foi exploratória, pois proporcionou uma maior familiaridade com fomento de escolas
de tempo integral.

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Publicado

15-07-2025

Como Citar

Educação integral e o programa PROEI na Bahia: experiências e desafios no tempo integral do Colégio Estadual Vitor Soares. (2025). Revista Internacional De Ensino E Educação, 2(01). https://riee.com.br/index.php/riee/article/view/13