Ensino de história e tecnologias: uma reflexão teórica
Palavras-chave:
Educação, Ensino de História, Tecnologias EducacionaisResumo
O presente artigo se debruça como o ensino de História e os avanços tecnológicos podem se aliar para enriquecer ainda mais as metodologias utilizadas no âmbito escolar, contribuindo diretamente para a formação educacional e social do aluno contemporâneo. O objetivo deste trabalho é apresentar a disciplina de História como parte essencial na formação crítica dos sujeitos, desmistificando a ideia de que ela se restringe a memorização e reprodução de fatos históricos e datas importantes, apresentando a tecnologia com um recurso didático que auxiliará o professor no desenvolvimento de aulas menos “tradicionais”. A metodologia adotada apoia-se na revisão bibliográfica qualitativa, analisando de forma crítica, aspectos como: a necessidade do ensino de História; a utilização de outros materiais didáticos para além do livro didático; o impacto da inclusão digital nos seguimentos da vida cotidiana e a mediação entre professor, aluno e a tecnologia. Por fim, mas não menos importante, o artigo cita os desafios enfrentados pelos professores, especialmente no que diz respeito à falta de infraestrutura escolar e a importância da formação continuada. Em síntese, esta pesquisa evidencia a importância de utilizarmos da tecnologia, que está ao alcance de todos (ou quase), para tornar o ensino de História mais dinâmico, inclusivo, didático e participativo, facilitando a construção da autonomia, criticidade e cidadania do aluno
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