Possibilidades educativas das linguagens de programação e suas contribuições no processo de aprendizagem

Autores

  • Rafaela da Silva Lopes Universidade do Estado da Bahia image/svg+xml Autor
  • Jonas Martins Santos Faculdade AGES de Senhor do Bonfim Autor

Resumo

O presente artigo trata das possibilidades educativas da linguagem de programação e suas contribuições no processo de aprendizagens que envolve o letramento digital. Traz resultados de uma pesquisa de campo de cunho exploratório e descritiva com abordagem qualitativa, realizada com oito alunos que participaram de um projeto de extensão desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia – DEDC – Campus VII – Dr. Paulo Batista Machado. Teve como objetivo geral identificar a incidências de objetos de aprendizagem que envolve o letramento digital no processo de ensino de programação. Utilizamos para coleta de dados a entrevista. Abordamos a respeito da metodologia com o uso da programação e as TDIC como atividades pedagógicas que possam auxiliar no processo de aprendizagem. Os aportes que sustentam o presente trabalho são obras publicadas e referenciais teóricos, como: Gabriel (2013), Kensky (2005), Lévy (2010), Moran (2008), entre outros. Verificou-se que o desenvolvimento de projetos de extensão e de ensino, voltados para o desenvolvimento de aprendizagens e pesquisas é parte pertinente em todas as modalidades de ensino, uma vez que proporciona aos indivíduos novos significados de experiências educacionais e que a programação de computadores possibilita o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e letramento digital. Salientamos que o desenvolvimento dessa aprendizagem no curso Aprenda Programar, permitiu a cognição de vocações para futuras carreiras acadêmicas, científicas e tecnológicas dos participantes.

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Publicado

20-05-2025

Como Citar

Possibilidades educativas das linguagens de programação e suas contribuições no processo de aprendizagem. (2025). Revista Internacional De Ensino E Educação, 1(1). https://riee.com.br/index.php/riee/article/view/5