Metodologia ativa em turmas de alfabetização: contribuições do design thinking no trabalho de práticas de letramento

Autores

  • Bárbara da Silva Bittencourt Dantas Universidade Federal da Bahia image/svg+xml Autor

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições do processo criativo Design Thinking no trabalho de práticas de letramento em turmas de alfabetização. Os estudos indicam que a abordagem Design Thinking tem sua perspectiva centrada no ser humano e busca nas resoluções de questões que envolvem os alunos e a sua realidade, fomentando o desenvolvimento da empatia, criatividade e o trabalho colaborativo. À luz de pressupostos teóricos que compreende a língua como um produto social e que considere as práticas da leitura e da escrita dentro dos seus usos sociais, o estudo dialoga com concepções de letramento de Tfouni 2020) e Kleiman (2007). Após uma revisão bibliográfica, compreendemos que o uso da abordagem Design Thinking favorece o trabalho com as práticas de letramento em turmas de alfabetização, por meio do desenvolvimento das etapas inerentes ao processo é possível que o professor fomente o trabalho com práticas de leitura e escrita, inscrevendo os alunos em eventos de letramentos em que considere os contextos sociais dos quais estão inseridos. 

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Publicado

15-04-2025

Como Citar

Metodologia ativa em turmas de alfabetização: contribuições do design thinking no trabalho de práticas de letramento. (2025). Revista Internacional De Ensino E Educação, 1(1). https://riee.com.br/index.php/riee/article/view/7