Metodologias ativas e hqs em sala de aula: convergências no ensino de arte

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  • Fernando Dourado dos Santos Universidade Federal da Bahia image/svg+xml Autor

Resumo

O presente artigo possui como objetivo analisar as convergências entre o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) e das metodologias ativas no ensino de Arte, no contexto da educação básica brasileira, a partir da investigação da base epistemológica sobre essas referidas abordagens, buscando identificar seus aspectos convergentes, possibilitando, assim, a avaliação destas enquanto instrumentos capazes de potencializar a aprendizagem em Arte. O referencial teórico contempla discussões acerca da epistemologia sobre as metodologias ativas, do contexto histórico das HQs, de sua relação com a educação e com o ensino de Arte, bem como dos impactos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação contemporânea. Sob a forma de pesquisa bibliográfica, os procedimentos metodológicos adotados para o alcance dos objetivos, sustentaram-se na análise de fundamentos teóricos já trabalhados em materiais e estudos anteriores publicados. Com base nos resultados e discussões apresentados, considera-se que o emprego da linguagem dos quadrinhos no ensino de Arte apresenta fatores convergentes em relação àqueles decorrentes do uso das metodologias ativas, pois, ambas as abordagens estimulam fatores como: trabalho coletivo, o senso crítico, a reflexão, a autonomia, o protagonismo estudantil, a ludicidade.

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Publicado

02-02-2025

Como Citar

Metodologias ativas e hqs em sala de aula: convergências no ensino de arte. (2025). Revista Internacional De Ensino E Educação, 1(1). https://riee.com.br/index.php/riee/article/view/9